Pedro Moura apresentou, esta quinta-feira, à Assembleia Legislativa dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de pesar, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
Voto de Pesar
Falecimento de Edmundo Lima
Edmundo Raposo Lima, empresário que faleceu a 17 de junho em Ponta Delgada, foi um lutador, um homem habituado a ultrapassar adversidades desde muito novo.
Natural do Nordeste cedo foi trabalhar para Ponta Delgada onde acabou por concretizar o seu sonho de abrir o seu próprio negócio, ter as suas próprias lojas.
Fê-lo para cumprir um objetivo de vida e para criar riqueza, até porque isso lhe permitia ser solidário com os mais necessitados, outro dos seus sonhos: Criar riqueza para distribuí-la.
Assim com responsabilidade e espírito de servir passou a dedicar a maior parte do seu tempo à sociedade que o viu crescer, prestando relevantes serviços no campo social.
Destacou-se, principalmente, como um dos fundadores e o grande impulsionador dos Lyons Club em São Miguel e depois em várias outras ilhas dos Açores.
O movimento lionístico desenvolveu inúmeros projetos de apoio aos mais carenciados através de serviço comunitário voluntário que além das ajudas concedidas deu esperança e partilhou felicidade com muitos.
O seu trabalho à frente dos Lyons, nos Açores, alcançou tanto sucesso que Edmundo Lima foi eleito governador dos Lyons em Portugal e um dos principais dirigentes do movimento na Península ibérica, nunca esquecendo a sua terra natal e aproveitando as inúmeras oportunidades de promover os Açores. Também quis dar o seu contributo à Câmara de Comércio de Ponta Delgada de que foi vice-presidente.
Trabalhos voluntários e dedicados que é de reconhecer e que devem servir de exemplo tanto mais que, nos dias de hoje, estas instituições defrontam-se com inúmeras dificuldades em conseguir pessoas voluntárias, competentes, dedicadas e que desempenhem o seu trabalho de forma desinteressada e gratuita e que são essenciais para manter movimentos, clubes, instituições que têm papel importante apoiando a sociedade nos campos cultural, desportivo, social e outras dedicando-se em especial aos mais necessitados, aos jovens e aos idosos
Assim nos termos regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista propõe que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, reunida em plenário a 7 de setembro de 2017 emita este voto de pesar pelo falecimento de Edmundo Raposo Lima.
Do presente voto deverá ser dado conhecimento à família de Edmundo Lima, ao Lyons Clube de São Miguel, ao Governador dos Lyons de Portugal e à Câmara de Comércio de Ponta Delgada
Horta, 7 de setembro de 2017